terça-feira, 30 de junho de 2015

e-Commerce

O final do século XX e início do século XXI são marcados por uma explosão científico-tecnológica, abrindo possibilidades para a criação e produção do conhecimento. Como consequência, barreiras de comunicação são quebradas, distâncias tornam-se irrelevantes, influenciando diretamente na integração econômica e tecnológica dos países. É a era da globalização, um movimento de transformação social e dos meios de produção e comunicação.
Para Schaff (1995), com a chamada Revolução Tecnológica Científica, presenciamos a existência de modernas tecnologias que provocam transformações nas áreas econômicas (produção de bens e serviços, emprego), e sociais (o trabalho, o trabalhador e a classe trabalhadora ganham outro significado) e na esfera cultural (criando o ciberespaço – novo espaço social com diferentes manifestações culturais). Observam-se também transformações nos meios de comunicação: internet, walkman, notebook, telefone celular, vídeo conferência, pesquisas, compras à distância e o surgimento de telefones celulares com tecnologias avançadas, computadores, filmadoras, GPS, fotografias, microcomputadores, micro-ondas, entre outros.
A Internet, neste contexto, passa a ser um dos grandes ícones da chamada economia moderna ou “nova economia”, oferecendo terreno fértil para o jogo econômico deste novo milênio e motivando o surgimento de novas modalidades de competição, comportamento e comunicação, levando as organizações, dos mais diversos setores, a abraçarem o desafio de concorrerem em um ambiente virtual. Por vontade própria ou por força das circunstâncias, todo mundo está, ou quer estar, conectado na Rede para aproveitar e, preferencialmente, obter ganhos financeiros e institucionais a partir do potencial e da pluralidade disponíveis por meio da Internet. As maravilhas do mundo online despertam grande interesse, sendo o comércio eletrônico, um dos mais importantes segmentos da Rede, tornando-se alvo de atenção especial.
As empresas, para alcançarem sucesso neste novo espaço, devem operar com extrema competência, visto que o terreno de exploração é recente, devendo-se agir com cautela e prudência. Muitos profissionais gabaritados e organizações tarimbadas, ao pensarem na possibilidade de lidar com os recursos da Internet e adotarem o comércio eletrônico, como novo meio de relacionamento com o cliente devem ter cautela e a atenção redobrada para os resultados previstos.
Segundo Teixeira Filho (2001), com o surgimento do comercio eletrônico, que disponibiliza quase tudo por meio da Internet, e que, na avaliação de muitos especialistas, é a mais forte onda de mudança identificada na chamada “nova economia”, tornou-se uma organização global de produção e consumo, fortemente baseada em tecnologia, comunicação e conhecimento.
O trabalho nesse ambiente passa a ser favorecido. As empresas, neste contexto, têm que estar preparadas para vender seus produtos em qualquer lugar do planeta, 24 horas por dia, 365 dias por ano, com um atendimento sob medida para as necessidades individuais dos nossos consumidores. É nesse mundo que o comércio eletrônico está florescendo e crescendo, mudando hábitos e atitudes de compras e vendas que interferem diretamente na economia e sociedade global. Observa-se maior disponibilidade de serviços e consumidores on-line, com redução de custos, tempo mais hábil para realização de compras, satisfação do consumidor, onde pouco importa a localização física da empresa, valendo muito mais aquilo que ela oferece e a forma como atinge o cliente.
Frente às transformações, criou-se uma nova forma de viver, de se relacionar e de se comunicar, surgindo novos valores, hábitos, atitudes e necessidades onde as pessoas e os grupos comunicam-se pela Internet e outros serviços on-line, em tempo real. Com este novo modelo de comunicação há economia de tempo e custos, além de comunicação virtual com o mundo todo.
FRL – Faculdade Lourenço Filho Ciência da Computação – Fortaleza, 2010.


ERP KORP – Sistema de Gestão Empresarial
O ERP Korp é um sistema de gestão empresarial desenvolvido com alta tecnologia para atender empresas de pequeno e médio porte, possibilitando o gerenciamento dos processos operacionais e administrativos.
Visando a agilidade, confiabilidade e redução das despesas operacionais, o ERP Korp adota o planejamento estratégico como principal objetivo para o crescimento empresarial, a partir de uma base de dados centralizada, abrangendo os processos básicos de compras, controle de estoque, manufatura, vendas, nota fiscal eletrônica, financeiro e ordem de serviço em todos os níveis do comércio atacadista e varejista, permitindo assim a gestão eficaz e o controle absoluto sobre a empresa.
O ERP Korp auxilia a tomada de decisões fornecendo em tempo real, informações vitais para o crescimento de seu negócio e competitividade de sua empresa.
Desafios e Paradigmas
Pensando nos desafios de nossa a empresa GTI Commerce e nos paradigmas do mercado de soluções de gestão empresarial. Nós nos avaliamos e chegamos às conclusões de adquirir um software que nos ajuda-se dando segurança, confiabilidade, agilidade, tempo, e outras coisas que nos seria uteis. Nessa nossa avaliação, achamos uns buracos que à ERP Korp preenchesse e nos ajudasse.
*       Temos pouco tempo para treinamento e poucos recursos humanos.
*       Dominamos nossos processos, mas não conseguimos disseminá-los.
*       Consideramos softwares de gestão complicados.
*       Os softwares de gestão de pequeno porte não nos permitem consultas gerenciais.
*       Não temos pessoal técnico de informática nem hardware para hospedar o software de gestão.
*       Nosso Software de Gestão Empresarial não é integrado à nossa loja virtual.
*       O processo de implantação é muito complexo.
*       Minha empresa irá crescer e quero preservar meu investimento.
*       Não temos condições de assumir os altos valores para aquisição, implantação e manutenção de ERP.
O KORP ERP
ü  Implantação fácil e rápida onde que pode ser implementada somente por uma pessoa.
ü  Navegação e mapeamento de processos que facilitam a navegação do sistema.
ü  Alta ergonomia, permitindo fácil entendimento e usabilidade.
ü  O KORP ERP já vem com um sistema completo de Informações Gerenciais e painéis de controle configuráveis.
ü  Hospedagem totalmente na nuvem, ou seja, a hospedagem é feita com total segurança e alta capacidade de armazenamento e processamento. A gestão técnica é feita por profissionais capacitados, sem custo para sua empresa.
ü  Nossa solução é integrada totalmente à loja virtual, o KORP ERP E-Commerce.
ü  Nossos procedimentos de implantação são simples e diretos, além de nossa solução ser altamente intuitiva e muito bem estruturada.
ü  O KORP ERP estrutura sua empresa e a prepara para crescer, protegendo seu investimento e oferecendo soluções complementares.
ü  Nossos planos são flexíveis e atendem desde pequenas demandas até grandes quantidades de usuários e transações.
O KORP ERP nos oferece o que à de diferencial que em outros sistemas de gestão empresarial não nos impressionam.
*  Hospedagem na Nuvem
Hospedagem na Nuvem ou Cloud Hosting,é um tipo de hospedagem na web que utiliza rede de servidores para a transferência de dados sem a necessidade de ambiente computacional físico na empresa, trazendo modernidade e tranquilidade.
*  Escalável
Arquitetura modular que permite a utilização desde micro empresas até empresas com.milhões de transações diárias.
*  Flexível
Através da tecnologia FlexTech é possível desenvolver novos módulos, ou personalizar os existentes pela própria equipe de TI do cliente.
*  BI Integrado
O KORP PME possui BI integrado e totalmente customizável.
*     Agenda Corporativa
Agendamento de compromissos, mensagem de alerta para os compromissos, visualização da agenda em modo calendário.
*      Informações Executivas
A ferramenta de análise de eficiência permite visões sintéticas e analíticas da empresa, com comparações gráficas e numéricas “previsões x realizados e gráficos multi-séries e configuráveis em vários tipos, como pizza, áreas, linhas, barras horizontais e verticais”.
*      Painel de Gestão
Funciona como a área de trabalho do Windows, ou seja, permite que você crie uma área de trabalho dentro do ERP com informações relacionadas a todas as soluções ofertadas no Korp PME.
*      Workflow Integrado
Ferramenta de BPM integrado ao sistema onde é possível criar fluxos de processos automatizados.


Em maio de 2013, a GTI Commerce, dava os primeiros passos no setor do comércio, com uma pequena loja no interior de São Paulo, comercializando e vendendo produtos de informática e eletronicos, dando inicio ao sonho de dois jovens empreendedores, sócios e amigos. Sintonizada com o crescimento do setor, seguindo um notável processo de expansão, amplia seu leque de produtos e serviços, incorporando novas tecnologias e multiplicando seu número de lojas, surgindo às primeiras lojas com vendas de computadores. Hoje é uma das maiores e mais experientes rede de lojas de informática do Brasil, atuando a 2 anos no setor varejista. Tornou-se referência regional no segmento, respaldada na experiência e infraestrutura adequada e adaptada ao setor, sendo a segurança um dos itens mais presentes.
 Para venda e comercialização de seus produtos a empresa conta com 10 pontos-de-venda físicos, as lojas são modernas e confortáveis todas climatizadas e com técnicos qualificados para atendimento especializado.
O complexo empresarial inclui ainda uma megaestrutura própria de assistência técnica e montagem de computadores. A GTI Commerce está equipada com tecnologias de ponta e técnicos qualificados, o que garante o suporte técnico aos produtos vendidos pela empresa, refletindo o compromisso com a máxima garantia dos seus produtos e serviços. O atendimento é rápido e eficiente e, dentre os serviços prestados, há um leque de serviços especializados.
Outro tipo de serviço oferecido pela empresa é a Central de Atendimento voltada exclusivamente ao setor corporativo, com um simples telefonema podem-se obter informações sobre produtos e serviços e fazer cotação de preço e pedidos. O setor corporativo atende à pessoa jurídica e pessoa física para a revenda de produtos com melhores preços e condições de pagamentos especiais. Isso tudo, graças à empresa ERP KORP – Sistema de Gestão Empresarial. Que nos ajudou nesta busca de aperfeiçoar e trazer os clientes, mais próximo de nós. A ERP KORP nos avaliou e reconstruiu e nos auxiliou neste novo serviço.
O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é um arrojado canal interativo de relacionamento com o cliente, onde informações técnicas são obtidas e o consumidor pode expressar opiniões, críticas e sugestões, contribuindo assim para que a empresa eleve ainda mais seu padrão de qualidade.
Com relação aos produtos comercializados existem mais de quatro mil itens, entre peças, acessórios, suplementos e periféricos, além de uma linha própria de computadores: desktops e notebooks de última geração, montados com peças originais e várias configurações. No que diz respeito à entrega dos produtos, a GTI mantém um arrojado esquema de logística que inclui uma moderna frota de veículos, havendo preocupação com segurança e agilidade na entrega.
A empresa em estudo, em 2013, criou o site, e em 2014 foi implementado as vendas on-line – loja virtual, em cujo portal está detalhadas imagens e informações sobre seus produtos, compras e informações. Ao implantar as vendas on-line a GTI torna as compras mais segura, oferecendo ao cliente maior conforto e praticidade. O acesso à loja virtual é feito pela rede, que passaremos a descrever.
Comércio Eletrônico ou E-commerce, para a empresa é definido como “o conjunto de atividades comerciais que acontecem on-line”. As lojas virtuais para nossa empresa são sites e e-commerce, onde o cliente visualiza e escolhe seu produto, coloca no carrinho de compras e passa no caixa para realizar o pagamento.
 Para as operações de compras e/ou atendimento on-line, estabelece uma política de troca de produtos com defeitos ou que não tenham correspondido à expectativa do cliente. Esta política está respaldada na Lei 8078 de 11 de setembro de 1990 do Código de Defesa do Consumidor. Um segundo ponto focado é a divulgação de seus produtos e/ou serviços, onde se encontram as informações sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços. Quando houver alguma divergência, orienta para que o cliente entre em contato com o SAC por telefone ou e-mail.
O sistema de venda on-line apresenta garantia total dos seus produtos e serviços. A troca de produtos, além do compromisso da própria empresa, está respaldada pelo sistema ERP KORP. Os produtos com problemas, ou que não atenderam às expectativas do cliente, podem ser trocados no lugar de origem em até dois dias nas lojas e até sete dias no Call Center ou Site, mediante a nota fiscal. Produtos como computadores, notebooks, monitores, equipamentos como de exemplo Dlink, placas mães e impressoras deverão ser encaminhadas a GTI Commerce para laudo técnico. Após a detecção do problema o cliente o receberá instruções para o procedimento através do SAC.
A empresa trabalha seguindo o Código de Defesa do Consumidor, portanto o foco é sempre o cliente: a fidelidade e os seus direitos.
Para garantir o atendimento on-line, a GTI opera com os mais modernos padrões de segurança de dados na Internet. A web site utiliza certificado digital garantindo a identidade da empresa na Internet, prevenindo fraudes e golpes e evitando que os “harkers” passem por uma instituição para capturar dados do cliente.

No suporte à infraestrutura das negociações, a empresa dispõe de 200 (duzentos) computadores ligados em rede e 210 (duzentos e dez funcionários) que trabalham em sistema de rodízio em termos de horas e turnos. A Embratel é a prestadora de serviço que realiza toda comunicação interna e externa da empresa com a utilização da banda larga. O sistema trabalha com Internet, WEB e Intranet, utilizando como provedores a Zimbra para utilização de e-mails, Embratel para os links e a Vivo para interligar as lojas em todo Brasil.

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