ÁREA
DE GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Define os processos e
as atividades que integram os diversos elementos necessários ao gerenciamento
de um projeto. Isso inclui:
·
Desenvolvimento do termo de abertura do
projeto;
·
Desenvolvimento do plano de
gerenciamento do projeto;
·
Orientar e gerenciar a execução do
projeto;
·
Monitorar e controlar o trabalho
desenvolvido pelo projeto;
·
Realizar o controle integrado de
mudanças;
·
Encerrar o projeto ou uma fase do
projeto.
ÁREA DE GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO
Define os processos e
atividades para que se garanta que o projeto inclua todo o trabalho necessário
(e apenas o trabalho necessário) para que o projeto seja concluído com sucesso.
Isso inclui:
·
Coletar requisitos;
·
Definir o escopo;
·
Criar a estrutura analítica do projeto;
·
Verificar o escopo;
·
Controlar o escopo.
ÁREA DE GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO
Descrevem os processos
e atividades para que o projeto seja concluído no prazo correto. Isso inclui:
·
Definir atividades;
·
Sequenciar a execução das atividades;
·
Estimar recursos necessários para
execução das atividades;
·
Desenvolver o cronograma;
·
Controlar o cronograma.
ÁREA DE GERENCIAMENTO DE CUSTOS DO PROJETO
Descreve os processos e
atividades de planejamento, estimativa de custos, determinação do orçamento e
controle de custos do projeto. Isso inclui:
·
Estimar custos;
·
Orçar custos;
·
Controlar custos.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO
Descrevem os processos
e atividades referentes ao planejamento, monitoramento, controle e garantia da
qualidade do projeto. Isso inclui:
·
Planejar a qualidade;
·
Realizar a garantia da qualidade;
·
Realizar o controle da qualidade.
GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS DO PROJETO
Descrevem os processos
e atividades relacionados com o planejamento, contratação, mobilização,
desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto. Isso inclui:
·
Desenvolver o plano de recursos humanos;
·
Contratar ou mobilizar a equipe do
projeto;
·
Desenvolver a equipe do projeto;
·
Gerenciar a equipe do projeto.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
Descrevem os processos
e atividades relacionados com a geração, coleta, distribuição, armazenamento e
destinação final das informações do projeto de forma oportuna e apropriada.
Isso inclui:
·
Identificar as partes interessadas;
·
Planejar as comunicações;
·
Distribuir informações;
·
Gerenciar expectativas das partes
interessadas;
·
Relatar desempenho.
GERENCIAMENTO DOS RISCOS DO PROJETO
Descreve os processos e
atividades relacionados com a identificação, análise e controle dos riscos do
projeto. Isso inclui:
·
Planejar o gerenciamento de riscos do
projeto;
·
Identificar riscos;
·
Realizar análise qualitativa dos riscos
do projeto;
·
Realizar análise quantitativa dos riscos;
·
Planejar respostas aos riscos;
·
Monitorar e controlar riscos do projeto.
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES DO PROJETO
Descrevem os processos
e das atividades relacionados com compra ou aquisições de produtos, serviços ou
resultados para o projeto. Isso inclui:
·
Planejar aquisições;
·
Conduzir aquisições;
·
Administrar aquisições;
·
Encerrar aquisições.
Quando você coloca em pratica
um projeto, você tem uma determinada dinâmica e uma forma de aproveitar o tempo,
que talvez não seja a mais otimizada.
No entanto quando você
percebe que isso não impedirá de colocar todo foco no projeto, você aproveita
muito mais, já conhece os “macetes” e a melhor forma de explorar a capacidade.
Esse é o milagre que o
planejamento faz por nós. Quando você planeja bem uma ação antes de executá-la,
é como se você já tivesse realizado a tarefa uma vez (durante o planejamento),
então, na segunda vez (execução) ela sairá mais bem feita.
No PMBOK, este é o
grupo mais pesado, o que faz todo sentido, pois a maior responsabilidade do
gerente de projetos é garantir que tudo acontece como planejado, sendo assim,
ele precisa ter tudo planejado.
Em projetos não podemos
nos dar ao luxo do teste x acerto. A não ser que isso esteja no planejamento,
com os riscos mapeados, custos, critérios de qualidade, etc.
Todas as áreas de
conhecimento em projetos deverão ter um planejamento acurado.
Não consigo em um post entrar tão a fundo quanto gostaria
para falar de planejamento, então será sucinto e focado nos principais fatores
de sucesso.
Vamos ao planejamento!
1.
ESCOPO
a.
Aqui você irá detalhar e documentar o
que será entregue pelo projeto. O escopo deve ser muito bem delimitado, com
fronteiras claras entre o que é e o que não é escopo do projeto.
b.
Um projeto de sucesso é o projeto que
entrega tudo que foi solicitado e nada além do que foi solicitado. Por isso a
importância tão grande deste tópico.
c.
Projetos com uma delimitação de escopo
pobre acabam virando os famosos “projetos sem fim”.
2.
TEMPO
a.
Outro item de extrema importância nos
projetos é a delimitação de tempo do projeto.
b.
Durante este processo você irá
determinar quais atividades deverão ser realizadas, em qual sequência, por
quais recursos, com qual duração e determinará o cronograma do projeto.
c.
Um projeto de sucesso deve entregar o
que foi determinado no escopo, dentro do prazo previsto.
3.
CUSTO
a.
A estimativa de custo e o orçamento do
projeto são entregas deste processo.
b.
Você deverá considerar o custo para
realização das atividades previstas para cumprir o escopo, além de uma margem
de contingencia que deve ser atrelada a algum risco identificado no
planejamento.
4.
COMUNICAÇÃO
a.
90% do trabalho do gerente de projetos é
comunicação, então este item também deve estar muito bem planejado.
b.
Você deve considerar aqui,
principalmente, as expectativas das partes interessadas em receber informação e
efetuar um plano para cumprir com as mesmas.
c.
O que deve ser reportado durante o
andamento do projeto? Para quem? Com qual periodicidade? Em que formato?
5.
QUALIDADE
a.
Como você irá garantir que as entregas
estabelecidas no escopo do projeto serão entregues com a qualidade adequada, no
prazo e custo estabelecido?
b.
Aqui precisamos estabelecer alguns
indicadores de qualidade para acompanhar durante o andamento do projeto se o
mesmo está gerando os resultados esperados.
6.
RECURSOS HUMANOS
a.
Projetos são feitos por pessoas e se as
mesmas não estiverem engajadas com o trabalho o resultado será medíocre.
b.
Neste processo você irá planejar como
lidar com as questões de RH do projeto.
c.
Como será o relacionamento hierárquico
entre o grupo? Como manter o pessoal motivado? Como acelerar a sinergia da
equipe?
7.
AQUISIÇÕES
a.
Muitas vezes aquisições devem ser
realizadas no projeto.
b.
Neste processo você determinará a forma
de contrato, critérios de SLA, como será realizado o processo de compras, além
de delimitar o que será comprado e o que será “feito em casa”.
8.
RISCOS
a.
Outro processo de extrema importância,
que muitas vezes não recebe a devida atenção de muitos gerentes de projeto.
b.
Neste processo você fará o exercício de
prever tudo que pode dar errado no projeto, classificar estes riscos de acordo
com o impacto do mesmo, a probabilidade dele acontecer e estabelecer um plano
de ação para os riscos classificados com maior impacto x probabilidade.
c.
Um bom planejamento de risco é
ferramenta fundamental para garantir o cumprimento do escopo, prazo, custo e
qualidade do projeto.
O gerenciamento de
riscos se propõe a balancear objetivos concorrentes, gerenciar riscos e
restrições, para que a entrega do produto satisfaça a seus clientes e usuários.
O gerenciamento de
riscos está integrado ao processo de desenvolvimento, onde as iterações são
planejadas e estão baseadas nos riscos de maior prioridade. Em uma abordagem
iterativa, os riscos são mitigados mais cedo, porque os elementos são
integrados progressivamente.
Uma vez que cada iteração exercita muitos
aspectos do projeto, torna-se mais fácil descobrir até que ponto os riscos
percebidos estão se materializando, como também descobrir novos e insuspeitos
riscos.
A problemática do risco
é tratada de uma maneira cooperativa nas quatro fases da seguinte maneira:
·
Iniciação:
foco no tratamento dos riscos relacionados aos casos de negócio.
·
Elaboração:
foco principalmente nos riscos técnicos, examinando-se os riscos de arquitetura
e, se necessário, revisando-se o escopo do projeto à medida que seus requisitos
tornam-se melhor compreendidos.
·
Construção:
foco nos riscos de logística e na obtenção da conclusão da maior parte do
trabalho.
·
Transição:
foco nos riscos associados com a logística de entrega do produto seu usuário.
·
MS
Project.
·
Grantt
Project.
·
dotProject.
·
Project
Open.
MS PROJECT
Criado
pela Microsoft em 1985 (primeira
versão). Nos anos posteriores sofreu profundas mudanças. Possui recursos
relacionados à gestão de projetos. São vários os focos do Ms Project: tempo (datas, duração do
projeto, calendário de trabalho), Gráfico
de Gantt, modelo probabilístico (para cálculos
relacionados a planejamento), Diagrama da Rede, Custos (fixos, não fixos,
outros) e uma gama de relatórios.
No geral, baseia-se no
modelo Diagrama de Rede,
utiliza tabelas no processo de entrada de dados, permite uso de subprojetos,
possui recursos para agrupar, filtrar e classificar tarefas possui um conjunto
padrão de relatórios e os usuários podem criar seus próprios relatórios, permite
definição de “semana de trabalho”, etc.
• As
tarefas ocorram de forma recorrente,
• Agrupar,
classificar e filtrar tarefas, um conjunto padrão de relatórios, mas o usuário
pode criar seus próprios relatórios,
• Inclusão
de campos do usuário.
• Definir
a semana e expediente de trabalho, os feriados e o uso de datas programadas
para as tarefas. Os recursos, assim como os custos do projeto, estão ligados
diretamente às tarefas.
• Como
padrão, o MS Project agenda todas as tarefas a começarem na data de início do
projeto (a menos que se especifique algo diferente), e calcula a data de
término como base na última tarefa a ser concluída.
Outras características
principais são:
• Capacidade
de gerenciar e entender efetivamente as agendas do projeto,
• Obter
produtividade rapidamente,
• Aproveitar
dados existentes,
• Criar
gráficos e diagramas profissionais,
• Comunicar
informações com eficiência,
• Obter
maior controle sobre os recursos e finanças,
• Acessar
rapidamente informações diversas,
• Controlar
os projetos e personalizar a ferramenta de acordo com suas necessidades, além
de obter ajuda quando necessário.
GRANTT PROJECT
GanttProject é
um programa livre licenciado
como GPL,
baseado em linguagem Java. Gênero
de projeto de programa de gestão, corre nos sistemas operativos Windows, Linux e Mac
OS X.
Inclui Diagrama de Gantt para
projeto de calendarização de tarefas e recursos. Tem um número de opções
de relatórios (MS Project, HTML, PDF, planilhas). As principais características
incluem a hierarquia de tarefas e dependências, gráfico de Gantt, gráfico carga de recursos, relatórios de PDF e HTML e
importação e exportação de projetos.
• Código
aberto,
• Baseado
no gráfico de Gantt.
• Desktop;
Esta ferramenta possui o recurso de dividir o projeto em uma árvore de tarefas
e atribuí-las ao responsável de cada uma, podendo criar dependências entre as
tarefas,
• Geração
de relatórios nos formatos PDF e HTML,
• Associação
com aplicativos de planilha eletrônica,
• Intercâmbio
com o Microsoft Project,
• Envio
de e-mail para pessoas diretamente envolvidas no projeto, definição de
calendários com feriados, e definição de novos atributos para as atividades.
• Desenvolvida
em Java,
• Roda
em
• Windows,
Linux, MacOSX e outros sistemas operacionais que suportem a linguagem
Java.
• Grande
facilidade de uso e a clareza da interface.
DOTPROJECT
O dotProject é um sistema de gerência
de projetos em software
livre de fácil utilização, com um conjunto de
funcionalidades e características que o tornam indicado para implementação em
ambientes corporativos, pois atende a diversas necessidades de gerentes e
Escritórios de Projetos.
O dotProject é uma aplicação web e
seu acesso é feito através de um navegador,
assim sua utilização independe de sistema operacional e
instalação na máquina do usuário, pois é executado em um servidor.
Em termos mais técnicos, o dotProject
é um sistema escrito em PHP,
que utiliza banco de dados MySQL.
O dotProject unifica:
·
Informações de projetos de cada empresa;
·
Todas as tarefas necessárias à execução
de cada projeto;
·
Saber quanto de cada tarefa já foi
realizado;
·
Informação de usuários e colaboradores
de cada tarefa;
·
Lembretes pop up sobre prazos próximos ao fim;
·
Uma lista de contatos relacionados;
·
Calendários com visões diferentes:
mensal, semanal e diária;
·
Fóruns relacionados a projetos;
·
Repositório de arquivos relacionados a
projetos.
·
Distribuído sob a licença GNU-GPL, os
seus usuários podem copiar gratuitamente a ferramenta, fazer a instalação,
fazer alterações para melhorá-la e até mesmo distribuí-la novamente desde que a
licença seja mantida.
·
Proporciona ao gerente de projeto uma
ferramenta para gerenciar e compartilhar as tarefas, horários, datas, e-mail e
comunicação, dentre outras, conforme a imagem.
·
São utilizada em várias aplicações e
ambientes, desde pequenos escritórios, pessoas que querem gerir a sua própria
carga de trabalho, empresas, departamentos governamentais, organizações sem
fins lucrativos e escolas.
·
Baseada na Web foi desenvolvida em PHP,
mas também pode ser instalada em Windows, e pode ser utilizada em diferentes
sistemas operacionais.
·
Diferencial operação via Web e o uso de
um banco de dados SQL, proporcionando bastante flexibilidade no uso dos dados.
·
Requer servidor com suporte PHP e MYSQL
e um navegador Web.
·
É recomendada para departamentos ou
empresas em situações cujo foco é a agenda de tarefas dos membros da equipe,
gerenciamento da documentação associada aos projetos e apropriação de horas
trabalhadas, com menos ênfase na manipulação de cronograma.
PROJECT OPEN
OpenProject é
um software
de gestão de projetos de código aberto que pretende ser
um substituto completo para o Microsoft
Project,
sendo capaz de abrir arquivos Project
nativos existentes. Ele foi desenvolvido pela Projity em 2007 é executado na plataforma
Java,
permitindo que ele seja executado em uma variedade de diferentes sistemas operacionais.
No final de 2008 a Projity foi adquirida pela Serena Software. A
partir do início de 2009 o suporte para o OpenProject
e a comunicação sobre seu desenvolvimento pareciam ter sido suspensos. No
entanto, havia cominações ativas
que permaneciam no CVS,
o que indica que um membro da comunidade de código
aberto estava melhorando o programa e/ou corrigindo
problemas técnicos. Se o software permanece ou não de código aberto sob essas
condições comerciais continua a ser vista.
A versão atual inclui:
·
Relatórios de uso da tarefa
·
Código aberto,
·
Utilizado principalmente por empresas
que utilizam o sistema para gerenciar seus negócios.
·
Permite
·
O monitoramento e o planejamento do
projeto,
·
Utilização de gráficos de Gantt através de interface com outras
ferramentas, como a Gantt Project,
·
Calcula perdas e lucros por projetos e
clientes, e
·
Define os orçamentos do projeto baseados
em tempo ou custo absoluto.
·
O
software tem como principais
objetivos a administração dos custos de um projeto e a colaboração entre os
membros da equipe, possuindo uma área colaborativa do tipo Wiki (página Web editável pelo usuário; ideal para trabalho
colaborativo) e chat.
·
Clarizen.
·
5PM.
·
TeamWork.
·
Deskway.
·
Nozbe.
v Permite
a criação de listas de tarefas de forma simples e que também permita a
priorização dessa lista de tarefas.
v Permite
que todos os envolvidos no projeto possam ajudar na solução de problemas e
acompanhar a evolução de cada uma das tarefas e o andamento das metas do
projeto.
v Mostra
graficamente como está o nível de produtividade da equipe e o quanto você e sua
equipe estão dedicando a cada projeto.
v Permite
a análise dos seguintes indicadores: total estimado de custo x total
realizado de custo, consumo de recursos escassos (humanos ou não) e
cronograma previsto x cronograma realizado.
v Permite
upload e download de documentos referentes às tarefas e projetos.
v Mede
o tempo de realização de cada tarefa.
SOFTWARE
|
SEGURANÇA
|
COMUNICAÇÃO
PROATIVA
|
INTEGRAÇÃO
|
RELATORIO
|
NAVEGAÇÃO
AMIGAVEL
|
ARMAZENAMENTO
ARQUIVOS
|
MS Project.
|
EXCELENTE
|
MUITO BOM
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
MUITO BOM
|
EXCELENTE
|
Grantt Project.
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
RAZOÁVEL
|
EXCELENTE
|
dotProject
|
EXCELENTE
|
MUITO BOM
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
MUITO BOM
|
EXCELENTE
|
Project Open
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
Clarizen
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
RAZOÁVEL
|
EXCELENTE
|
5PM
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
TeamWork
|
EXCELENTE
|
MUITO BOM
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
MUITO BOM
|
EXCELENTE
|
Deskway
|
EXCELENTE
|
RAZOÁVEL
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
Deskway
|
EXCELENTE
|
MUITO BOM
|
EXCELENTE
|
EXCELENTE
|
MUITO BOM
|
EXCELENTE
|
A classificação é dada
a partir de um estudo delatado em pesquisas sobre avaliações de software de
gerenciamento em projetos. Fonte.: projectbuilder
1)
Segurança
Segurança é o primeiro recurso a ser pesquisado,
pois cada vez mais e mais pessoas realizam negócios on-line. Tenha certeza de
que o aplicativo escolhido usa pelo menos 128 bits de criptografia. Isso o
torna tão seguro quanto serviços bancários on-line. Outro aspecto de segurança
tem a ver com quem tem acesso para qual recurso no aplicativo. Tenha certeza de
que o software permite que usuários diferentes tenham acessos diferentes. Um
bom programa terá de acomodar de maneira simples diferente pontos de vistas e
permissões. Por exemplo: o Administrador tem acesso a tudo; as Equipes terão
acesso amplo, mas com restrição para criar novos usuários ou atribuir direitos
de permissão; os Clientes terão acesso somente a seu próprio projeto.
2)
Comunicação
proativa
O próximo recurso a ser pesquisado é a capacidade de
comunicação entre os envolvidos em um projeto. E-mail já virou uma ferramenta
ultrapassada para troca de informações de projetos. O software de gerenciamento
de projetos que você escolher deve permitir a comunicação em tempo real. Ou
seja, terá de ter a capacidade de enviar mensagens automaticamente via email,
compartilhar documentos, imagens e permitir tópicos de discussão para que
qualquer envolvido tenha o direito de dar a sua opinião. É importante garantir
que todos estejam de acordo, possam consultar o histórico e consigam se manter
atualizados com a última orientação do projeto.
3)
Integração
Os softwares
de gerenciamento de projetos são importantes escolher um software que tenha a
capacidade de se integrar, incluindo trabalhar com projetos e exportar projetos
do software escolhido.
4)
Relatórios
do projeto
Para acompanhar a situação de um projeto, é
imprescindível o acesso fácil a todos os tipos de relatórios: relatórios de
progresso, relatórios de recursos, relatórios de variâncias. Um bom software de
gerenciamento de projetos deve incluir a capacidade de rapidamente criar,
customizar, definir e refinar seus relatórios no clique de um botão. Você tem
coisas muito melhores a fazer do que ficar sentado na frente do computador
lutando para obter a informação correta. Seu software deve fazer isso o mais
fácil possível.
5)
Navegação
amigável
Existem muitos elementos móveis no gerenciamento de
um projeto. O software de gestão de projetos terá de capturar os elementos
móveis relevantes em um único lugar e ter certeza de que você pode rapidamente
monitorar o que está acontecendo. Você deve se assegurar de que o software
tenha seu painel de controle (dashboard)
com as informações relevantes para o gerenciamento do seu projeto. Isso permite
a você destacar o que é mais importante para o sucesso do projeto.
6)
Armazenamento
de arquivos de documentação
Finalmente, você deve se certificar que o aplicativo
escolhido venha com abundância de armazenamento de arquivos. Pode haver milhões
de documentos e versões de documentos que são necessários para gerenciar um
projeto. Você precisa ter muito espaço para armazenar e, muito importante,
fazer backup. A última coisa que você quer fazer é voltar e ter que recriar um
documento complicado que foi corrompido ou se perdeu de alguma forma.
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