GERÊNCIA DE
PROJETOS E AS TOMADAS DE DECISSÃO SOBRE A GESTÃO DOS PROJETOS E IMPORTÂNCIA DO
PMI E PMBOK.
O PMI foi fundado em 1969 por cinco
voluntários. Seu primeiro seminário se realizou em Atlanta USA, do qual
participaram mais de oitenta pessoas. Na década de 70 se realizou o primeiro
capítulo, o que permitiu realizar fora dos Estados
Unidos o primeiro seminário. No término de 1970, quase 2.000 membros
formavam parte da organização. Na década de 80 se realizou a primeira avaliação
para a certificação como profissional em gestão de projetos, além disto, se
implantou um código de ética para a profissão. No começo dos anos 90 foi
publicada a primeira edição do Guia do PMBOK (Project Management Body of Knowledge), o qual se converteu no pilar
básico para a gestão e direção de projetos. Já no ano 2000, o PMI era integrado por mais de 40.000
pessoas na qualidade de membros ativos, 10.000 PMP certificados e quase 300.000 cópias vendidas do PMBOK.
Desde
então, o PMI cresceu e tornou-se o
maior defensor mundial da profissão de gerenciamento de projetos. O PMI conta com mais de 700.000 associados
em mais de 185 países. Todos os principais setores estão representados,
inclusive tecnologia da informação, defesa e aeroespacial, serviços
financeiros, telecomunicações, engenharia e construção, agências
governamentais, seguro, saúde e muitos outros.
A
meta principal do PMI é avançar na
prática, na ciência e na profissão de gerenciamento de projetos em todo o
mundo, de uma maneira consciente e pró-ativa, para que as organizações em todos
os lugares apoiem, valorizem e utilizem o gerenciamento de projetos e então atribuam seus sucessos a ele.
Além
das oportunidades de associação, o PMI
administra e coordena um programa de credenciamento mundialmente reconhecido,
que promove o desenvolvimento da profissão e da carreira. Embora existam
atualmente três designações diferentes de PMI
disponíveis, o Profissional de gerenciamento de projetos, que foi iniciado em
1984, é o mais conhecido.
Existem
atualmente mais de 370.000 portadores da credencial de PMP certificados em todo o mundo. A designação PMP é universalmente reconhecida e aceita porque significa
experiência, realização educacional e conhecimento profissional as verdadeiras
bases para uma prática competente como gerente de projetos.
Para
conveniência de seus associados internacionais, o PMI possui dois centros de serviços regionais fora dos Estados Unidos. Os associados na Europa Oriente Médio e África (EMEA) têm um escritório em Bruxelas, Bélgica, enquanto o escritório
de Cingapura presta assistência aos
associados na Ásia. Os escritórios de
representação do PMI na China (em Beijing) e nos EUA (em Washington) permitem que o Instituto
amplie o escopo e o impacto de seu alcance e educação.
Certificação PMP –
Profissional de Gerenciamento de Projetos;
Certificação CAPM –
Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos;
Certificação PfMP –
Profissional de Gerenciamento de Portfólio do PMI;
Certificação PMIPBASM
– Profissional em Análise de Negócios do PMI;
Certificação PgMP –
Profissional de Gerenciamento de Programas;
Certificação PMISP –
Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI;
Certificação PMIRMP –
Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI;
Certificação PMIACP –
Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI.
Fonte: marketplace.pmi.org (30/03/2015 - acessado)
O PMI - Project Management Institute - organização de referência mundial em
Gerenciamento de Projetos contribuiu de forma definitiva para a divulgação das
boas práticas de gerenciamento de projetos, com a publicação do Guia do
Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos - PMBOK.
O Guia PMBOK identifica e descreve o
subconjunto do universo do conhecimento de Gerenciamento de Projetos
reconhecido como boa prática em muitos projetos na maior parte do tempo,
havendo consenso pelos praticantes sobre seus valores e aplicabilidade. Ele é
um material genérico que serve para todas as áreas de conhecimento, ou seja,
tanto para a construção de um edifício ou processo de fabricação industrial,
como para a produção de software.
A estrutura do Guia PMBOK é composta por grupos de
processos, áreas de conhecimento e processos de gerenciamento de
projetos. Os processos de gerenciamento são agrupados, de acordo com sua
natureza, em nove áreas de conhecimento. Os grupos de processos organizam os
processos de gerenciamento ao longo do tempo, de tal forma que esses processos
estão ligados pelas respectivas entradas e saídas, ou seja, o resultado ou
produto de um processo se torna a entrada de outro processo.
Os cinco grupos de
processos são:
·
Grupo
de Processos de Iniciação – define e autoriza o projeto ou uma fase do projeto;
·
Grupo
de Processos de Planejamento – define e refina os objetivos e planeja a ação
necessária para alcançar os objetivos e o escopo para os quais o projeto será
realizado;
·
Grupo
de Processos de Execução – integra pessoas e outros recursos para realizar o
plano de gerenciamento do projeto;
·
Grupo
de Processos de Monitoramento e Controle – mede e monitora regularmente o
progresso do projeto para identificar variações em relação ao plano, a fim de
que ações corretivas possam ser tomadas para atender aos objetivos do projeto;
·
Grupo
de Processos de Encerramento – formaliza a aceitação do produto, serviço ou
resultado e conduz o projeto ou fase do projeto a um final ordenado.
As nove áreas de
conhecimento são:
·
Gerenciamento
da Integração do Projeto – inclui os processos necessários para identificar,
definir, combinar, unificar e coordenar os diversos processos de gerenciamento;
·
Gerenciamento
do Escopo do Projeto - inclui os processos necessários para definir e controlar
o que está e o que não está incluído no projeto;
·
Gerenciamento
do Prazo do Projeto - inclui os processos necessários para executar o projeto
no prazo previsto;
·
Gerenciamento
do Custo do Projeto - inclui os processos envolvidos no planejamento,
estimativa e controle de custos, de modo que seja possível terminar o projeto
dentro do orçamento aprovado;
·
Gerenciamento
da Qualidade do Projeto - inclui todas as atividades da organização executora
que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade,
de modo que o projeto atenda ás necessidades que motivaram sua realização;
·
Gerenciamento
dos Recursos Humanos do Projeto - inclui os processos necessários para
organização e gerenciamento da equipe do projeto;
·
Gerenciamento
da Comunicação do Projeto - inclui os processos necessários para garantir a
geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final
das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada;
·
Gerenciamento
dos Riscos do Projeto - inclui os processos necessários para identificação,
análise, respostas, controle e monitoramento dos riscos em um projeto, visando
aumentar a probabilidade e impacto dos eventos positivos e diminuir a
probabilidade e o impacto dos eventos negativos;
·
Gerenciamento
das Aquisições do Projeto - inclui os processos necessários para comprar ou
contratar produtos, serviços ou resultados de fora da equipe do projeto, que
sejam necessários para a realização do trabalho.
O Gerenciamento de
Projetos, portanto, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para
a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata se de uma competência
estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos
projetos com os objetivos do negócio e, assim, melhor competir em seus
mercados.
Os
grupos de processos do gerenciamento de projetos são 5:
Início
·
Planejamento;
·
Execução;
·
Monitoramento
e Controle;
·
Encerramento.
O
conhecimento em gerenciamento de projetos é composto de dez áreas:
·
Gerenciamento
da Integração;
·
Gerenciamento
de Escopo;
·
Gerenciamento
de Custos;
·
Gerenciamento
de Qualidade;
·
Gerenciamento
das Aquisições;
·
Gerenciamento
de Recursos Humanos;
·
Gerenciamento
das Comunicações;
·
Gerenciamento
de Risco;
·
Gerenciamento
de Tempo;
·
Gerenciamento
das Partes Interessadas.
Gerente de Projetos são
pessoas organizadas, apaixonadas e bem orientadas para um objetivo, que
compreendem o que os projetos têm em comum e sabem do seu papel estratégico
pela qual as organizações obtêm sucesso, aprendem e mudam.
Gerentes de projetos
são agentes de mudanças: eles próprios estabelecem os objetivos de um projeto e
usam usas habilidades e competência para inspirar um sentimento de propósito
compartilhado dentro da equipe do projeto. Eles tiram proveito da adrenalina
organizada de novos desafios e a responsabilidade de conduzir a resultados.
Eles trabalham bem
sob pressão e se sentem confortáveis diante de mudanças e da complexidade de
ambientes dinâmicos. Podem trocar rapidamente de um "grande cenário"
para cenários mais simples, porém com detalhes mais, sabendo quando se concentrar
em cada um deles.
Os gerentes de
projetos cultivam as habilidades das pessoas para desenvolver confiança e
comunicação entre todas as partes interessadas do projeto: seus patrocinadores,
aqueles que farão uso dos resultados do projeto, aqueles que dispõem dos
recursos necessários e os membros da equipe do projeto.
Eles têm um amplo e
flexível conjunto de ferramentas de técnicas, convertendo atividades complexas
e interdependentes em tarefas e subtarefas que são documentadas, monitoradas e
controladas. Eles adaptam sua abordagem para o contexto e as restrições de cada
projeto, sabendo que "uma medida" pode caber em todas as variedades
de projetos. E eles estão sempre melhorando suas próprias habilidades e as de
sua equipe por meio do exame das lições aprendidas na conclusão do projeto.
Gerentes de projetos
são encontrados em todos os tipos de organizações como funcionários, gerentes,
contratantes e consultores independentes. Com experiência, eles podem tornar se
gerentes de programas (responsáveis por múltiplos projetos relacionados) ou
gerente de portfólio (responsável pela seleção, priorização e alinhamento de
projetos e programas com a estratégia da organização).
E eles estão em uma
demanda mundial crescentes. Por décadas, o ritmo da mudança tecnológica e
econômica vem acelerando, organizações têm direcionando sua energia cada vez
mais para projetos do que para operações de rotina.
Atualmente,
executivos seniores e gerentes de RH reconhecem o gerenciamento de projetos
como uma competência estratégica que é indispensável para o sucesso dos
negócios. Eles sabem que profissionais credenciados e habilidosos estão entre
seus recursos mais valiosos.
9.1
Planejar gerenciamento dos recursos humanos (recursos humanos)
Identificar e documentar os
papéis, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do
projeto, resultando na criação de um plano de gerenciamento de pessoal.
9.2
Mobilizar equipe do projeto (recursos humanos)
Confirmar a disponibilidade de
recursos humanos e obter a equipe necessária para do projeto.
9.3
Desenvolver equipe do projeto (recursos humanos)
Melhorar competências e interação
entre os membros da equipe do projeto.
Desenvolver e aprimorar
a desempenho da equipe.
9.4
Gerenciar Equipe do Projeto (recursos humanos)
Acompanhar desempenho dos membros e da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do trabalho.
TEORIA
DAS EXPECTATIVAS
Baseia-se
na suposição de que as pessoas escolhem entre comportamentos diferentes, de
acordo com as expectativas:
·
Esforço X Desempenho – “Se eu me esforçar terei um bom desempenho?”.
·
Desempenho X Recompensa – “Se eu atingir esse desempenho será recompensado?”.
·
Validade ou atratividade da recompensa – “Qual é o valor que eu
realmente dou a essa recompensa?”.
TEORIA
DE HERZBERG
Foi
o autor da “Teoria dos Dois Fatores” ou chamado de “Teoria da Higiene”:
·
Fatores higiênicos – São fatores que podem causar a insatisfação no cargo,
e podem ser provenientes do ambiente de trabalho, da supervisão, colegas,
segurança no ambiente de trabalho, salário, etc.
·
Fatores motivadores – São os fatores que causam motivação em relação ao
trabalho, como conteúdo do cargo, atividades desafiadoras e estimulantes
necessárias ao desempenho da função, o crescimento profissional e o
reconhecimento.
TEORIA
DA REALIZAÇÃO
David
McClelland afirma que a motivação das pessoas vem de:
·
Realização – A necessidade de se sentir
capaz frente a desafios aceitáveis, de realização, de reconhecimento;
·
Afilição ou socialização – A necessidade de se sentir pertencente a um grupo,
de cooperar com o grupo e de ser aprovado pelo grupo;
·
Poder – A necessidade de influenciar
as pessoas, se tornar um líder.
TEORIAS
DO COMPORTAMENTO HUMANO
Teoria
X
Estabelece
que os seres humanos não gostem de trabalhar e o evitam sempre que possível;
Preferem ser dirigidos a dirigir; o ser humano médio é pouco ambicioso; as pessoas
são incapazes e não querem assumir responsabilidades.
TEORIA
Y
As
pessoas aprendem a assumir responsabilidades; Podem ser motivadas; Podem
trabalhar sem serem supervisionadas constantemente; A potencialidade
intelectual do ser humano médio pode ser aumentada.
TIPOS DE PODERES
·
Poder
legítimo ou formal;
·
Poder
de premiação ou recompensatório;
·
Poder
de punição ou penalização;
·
Poder
do especialista;
·
Poder
de referência.
Fonte: Diogo Macedo
TOMADA DE DECISÃO DO CLIENTE
Conhecer
e compreender todos os processos envolvidos em uma negociação é
essencial para o vendedor conseguir identificar certas dicas que o cliente nos
oferece, mesmo sem perceber.
O
que motiva uma pessoa a se deslocar e comprar algo? Apenas a vontade de
consumir? Não. Uma necessidade ativa motiva o cliente. Já sabemos que o
vendedor profissional precisa conhecer a fundo o seu mercado de atuação, os
produtos que oferece e o perfil de seu público-alvo.
A
soma de tudo isso o capacita para perceber estas nuances na motivação do
cliente, o que o auxilia a passar por todos os estágios do processo de tomada
de decisão dos compradores com facilidade.
Para
que um vendedor consiga identificar e atuar de maneira correta, explico os
quatro passos para o cliente comprar.
·
Ativação
da motivação através da necessidade
A pessoa reconhece que está precisando de algo, ou deseja um determinado produto para satisfazer um desejo específico.
A pessoa reconhece que está precisando de algo, ou deseja um determinado produto para satisfazer um desejo específico.
·
Busca
de uma solução
Quando a motivação é acionada e a pessoa percebe que precisa comprar algo, automaticamente ela procura informações sobre aquele produto. Desde valores em diversas lojas, até reclamações e dicas na internet. Ela também recorre a sua memória para saber qual a posição daquele produto ou marca em sua mente.
Quando a motivação é acionada e a pessoa percebe que precisa comprar algo, automaticamente ela procura informações sobre aquele produto. Desde valores em diversas lojas, até reclamações e dicas na internet. Ela também recorre a sua memória para saber qual a posição daquele produto ou marca em sua mente.
·
Por
isso, as empresas apostam na propaganda para manter suas posições nas memórias
dos clientes. Quanto melhor a memória, menor a chance de procurar informações externas,
e maiores a chance de comprar aquela marca.
·
Avaliação
das alternativas
Enquanto o cliente busca informações sobre o produto, ao mesmo tempo ele vai buscando alternativas opções de modelos, diferença de valores, melhores resenhas na internet e opiniões de familiares e conhecidos. Conhecer quais detalhes são valorizados pelo cliente é essencial.
Enquanto o cliente busca informações sobre o produto, ao mesmo tempo ele vai buscando alternativas opções de modelos, diferença de valores, melhores resenhas na internet e opiniões de familiares e conhecidos. Conhecer quais detalhes são valorizados pelo cliente é essencial.
·
Tomada
de decisão
Após encontrar a solução adequada as suas necessidades, temos, finalmente, a avaliação do risco por parte do cliente. Esse é o momento onde o cliente pede desconto e negocia preço.
Após encontrar a solução adequada as suas necessidades, temos, finalmente, a avaliação do risco por parte do cliente. Esse é o momento onde o cliente pede desconto e negocia preço.
Editado
por Priscila Zuini, de EXAME.com - Como funciona o processo de
tomada de decisão dos clientes
Respondido por Carlos Cruz, especialista em vendas.
Respondido por Carlos Cruz, especialista em vendas.
DESAFIO
SISTEMA
PARA GERÊNCIAMENTO DE COMÉRCIO VAREJISTA
OBJETIVO
Programar um sistema de controle de
vendas e estoque que gerenciará todo o funcionamento da empresa para obter
informações detalhadas, de forma rápida e seguras. Além de fornecer um sistema
para gerenciar acesso e controlar as movimentações de entrada e saída de cada
produto e fornecer um sistema de cadastro, relatórios e financeiro.
DESCRIÇÃO GERAL DO
SISTEMA
Descrição
do Problema
A empresa LBTI Ltda. Está
contratando uma equipe de desenvolvimento de sistema para a realização de um
projeto de software. O projeto a ser desenvolvido tem como proposta a
construção de um sistema para comercio varejista. Devera esta disponível para
operação antes da alta temporada de vendas do final de ano. A empresa LBTI
Ltda. esta com grandes dificuldades no gerenciamento na parte das vendas e
controle de estoque alem de não ter um sistema de cadastro de clientes e de
seus fornecedores.
Conhecendo as necessidades da
empresa para aperfeiçoar seu gerenciamento, nosso objetivo é fazer um sistema
que ajude no gerenciamento dando mais flexibilidade na execução de um conjunto
de melhorias desde o cadastramento de clientes e fornecedores.
PRINCIPAIS
ENVOLVIDOS
USUÁRIO DO SISTEMA
Atendente;
Caixas;
Gerentes.
DESENVOLVEDORES
DO SISTEMA
Adriano dos santos da costa
– Analista de Requisitos.
Bruno Romeiro Comin –
Desenvolvedor e Coord. de Sistema.
Guilherme Roberto Simões
– Analista de Sistemas.
João Fabio Marques de
Silva – Analista de Requisitos
Kallel Christianini
Barbosa – Analista de Sistema.
Matthews Henrique
Nicomedes – Vice Coord. de Sistema e Desenvolvedor.
REQUISITOS
Não Funcional;
Funcional.
IDENTIFICAÇÃO
DOS REQUISITOS
Requisitos Funcionais e
Requisitos Não funcionais.
PROPRIEDADES
DOS REQUISITOS
Essencial;
Importante;
Desejável.
REQUISITOS
FUNCIONAIS
Portabilidade = ID
DESCRIÇÃO
Registrar venda corrente
(os itens inclusos na venda)
Propriedade: ESSENCIAL
Funcionalidade básica =
ID DESCRIÇÃO
Calcular o total de
venda, incluindo imposto e descontos aplicáveis.
Propriedade:
ESSENCIAL
Funcionalidade
básica = ID DESCRIÇÃO
Capturar a
informação do item sendo comparado através de um leitor de código de barras ou
manualmente usando um código especificado pela Universal Product Code.
Propriedade:
ESSENCIAL
Funcionalidade
básica = ID DESCRIÇÃO
Dar baixa no
estoque ao terminar uma venda.
Propriedade:
IMPORTANTE
Funcionalidade
básica = ID DESCRIÇÃO
Manter um login de vendas feitas.
Propriedade:
IMPORTANTE
Funcionalidade
básica = ID DESCRIÇÃO
O caixa deve fazer login com um ID antes de utilizar o
sistema para vendas ou sobre consulta.
Propriedade:
ESSENCIAL
Funcionalidade
básica = ID DESCRIÇÃO
Os caixas devem
exibir notas ficais.
Propriedade:
ESSENCIAL
REQUISITOS
NÃO FUNCIONAIS
Incluem
as seguintes categorias:
Facilidade
de uso necessária;
Tipo
de interface desejada;
Quem
utilizara o produto;
Volume
da utilização do sistema, e etc...
FUNCIONALIDADE
DO SISTEMA DE CAIXA
Requisito
funcional = ID DESCRIÇÃO
Pagamento
a vista – capturar o dinheiro e calcular o troco.
Propriedade:
ESSENCIAL
Requisito
funcional = ID DESCRIÇÃO
Pagamento
a vista com cartão de credito ou debito – capturar a informação da transação
através da maquina de cartão.
Propriedade:
ESSENCIAL
Requisito
funcional = ID DESCRIÇÃO
Ordem
de pagamento a vista ou pré-datado (cheque) – capturar a informação do cliente
e autorizando o pagamento usando o serviço de verificação de cheque da loja e
verificar se o cliente está no cadastro.
Propriedade:
ESSENCIAL
Requisito
funcional = ID DESCRIÇÃO
Baixa
no sistema - assim que a compra for finalizada, automaticamente o sistema de
caixa ira dar baixa nos produtos sobre a venda realizada.
Propriedade:
IMPORTANTE
FUNCIONALIDADE
DO SISTEMA DE ESTOQUE
Requisito
funcional = ID DESCRIÇÃO
Entrada
de produtos – deve-se dar entrada em um produto assim que ele chegar de um
fornecedor. A entrada de produto deve conter nota fiscal do fabricante, do
fornecedor e sobre cada produto (em caso de mix) além do imposto cobrado
conforme rege a lei do nosso país. O preço da venda por unidade deve também ser
inserido.
Propriedade:
IMPORTANTE
Requisito funcional
= ID DESCRIÇÃO
Saída
do produto – quando for emitida uma nota de venda do produto, o sistema ira
verificar a quantidade no estoque (+) quantidade na área de venda e subtrair
quantidade do estoque (–) produto vendido.
Propriedade:
IMPORTANTE
REFERÊNCIA
Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística – IBGE
Portal Brasil
Centro de Vigilância Epidemiológica – CVE
Revista EXAME – Editora Abril
Project
Management Institute – PMI
Portal Diego Macedo
Blog Nathan
Camelo
Todos os links foram acessados no mês de Março 2015
BAURU - 2015
CITAÇÕES
Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
Portal
Brasil
Centro
de Vigilância Epidemiológica – CVE
Revista
EXAME – Editora Abril
Portal
Diego Macedo
Blog Nathan Camelo
Matthews Henrique Nicomedes - 2015 - Anhanguera Bauru
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